Como a logística pode ser estratégica para sua empresa

Com impacto direto na lucratividade empresarial, uma logística bem estruturada e planejada pode fazer toda a diferença

Por Intecom Logística

O papel da logística é cada vez mais relevante para as companhias que querem se sair na frente da concorrência, visto que essa área interfere na performance financeira das corporações. Neste sentido, uma gestão logística eficiente é essencial para a ampliação dos resultados, na medida em que planeja, implementa e controla de forma eficaz os fluxos de mercadorias, otimizando custos e processos de toda a cadeia.

Neste cenário, contar com um integrador logístico como parceiro pode ser uma ação fundamental para empresas que pretendem elevar a lucratividade. A Intecom Logística, integrador logístico com mais de 15 anos de história, atua na gestão de toda a cadeia logística, desde a armazenagem até o transporte de cargas, com foco em aumentar a competitividade dos clientes dos mais diversos setores.

Mas ter a logística como aliada dos negócios não é tarefa fácil. Por isso, veja as cinco possibilidades de conquistar vantagem competitiva por meio de uma logística bem estruturada e gerida. Confira:

1- Foco do cliente

Ter um integrador logístico como parceiro pode auxiliar a sua empresa a enxergar por meio das lentes do cliente e saber quais são os seus anseios e objetivos, atuando em consonância com os seus propósitos. A logística, desta forma, terá um foco importante para melhores resultados, proporcionando a solução adequada para os negócios.

2- Automatização de processos

Suportes tecnológicos de última geração podem fazer com que cada fase da armazenagem e distribuição da carga seja acompanhada em tempo real, o que reduz custos em diversas vertentes da cadeia logística. Além disso, a tecnologia pode apoiar na elaboração de um planejamento mais assertivo e eficaz.

3- Aumento da eficiência operacional

Ao revisar processos e conhecer o custo e a importância de todas as etapas da operação logística é possível cortar gastos e ações desnecessárias, consequentemente elevando o nível de eficiência operacional.

4 – Garantia de um alto nível de serviço

Apostando na parceria de um integrador logístico é possível alcançar níveis de serviços elevados, tanto na armazenagem, quanto na distribuição. O nível de serviço, ou seja, a capacidade de entregar as mercadorias no momento acordado é um indicador importante de eficiência da cadeia logística.

5 – Sinergias na integração da cadeia logística

Uma gestão dinâmica de todo o processo logístico, onde todos os departamentos envolvidos interajam com sinergia, é importante. A gestão da logística e do fluxo de informações em toda a cadeia permite sinergias entre as partes envolvidas.

28 de novembro de 2018

Adicionar comentário