Notícias

Voltar
20/10/2015
Gestão logística é fundamental para o alcance de bons resultados no varejo

Processo logístico eficiente e bem estruturado garante a satisfação do cliente do atacadista Roldão, no ponto de venda

O consumidor vai ao supermercado com a lista de produtos que almeja comprar em mãos, mas chegar à loja e se deparar com a falta de alguns desses itens nas gôndolas pode ser uma frustração. Grandes redes varejistas têm o desafio diário de eliminar rupturas e suprir os pontos de venda, em todo o País, com o maior sortimento possível, por meio de um processo logístico eficiente e bem estruturado. Por isso, o Atacadista Roldão contratou a Intecom Logística, um integrador logístico com atuação nacional, para ajudá-lo a ter eficiência operacional, proporcionada pelas soluções completas para todas as etapas dessa cadeia.

Os gestores do Roldão acreditam que ter os produtos disponíveis para os clientes (restaurantes, empresas de pequeno porte, supermercados ou o consumidor final) é um ponto crucial para o sucesso dos negócios. Dessa maneira, o centro de distribuição da Intecom Logística, em Barueri, São Paulo, armazena os produtos e abastece diariamente as mais de 20 lojas do Roldão, em todo o Estado de São Paulo.

“O Roldão tem como premissa surpreender os clientes, ao oferecer os produtos que os consumidores precisam, e ser uma excelente alternativa de preços baixos. Por isso, a contratação do serviço da Intecom Logística é de extrema relevância para a empresa, para proporcionar, cada vez mais, praticidade e eficiência para os nossos clientes”, destaca o gerente de Logística do Atacadista Roldão, Bernardo Barbosa.

A Intecom Logística conta com um sistema de gerenciamento de armazém, denominado Warehouse Management System (WMS), que propicia empregar técnicas como o flow-through (cross-docking direcionado), reduzindo os custos e possibilitando todo o suprimento dos produtos nas lojas do Roldão.

Além disso, esse processo permite ao Atacadista trabalhar cada vez mais com um estoque menor, reduzindo, também, o nível de ruptura (que mede a falta de produtos no ponto de venda). Com as melhorias proporcionadas pela Intecom, a rede varejista obteve avanços significativos em outro indicador: tempo de ressuprimento de gôndolas. O processo de separação de mercadorias, no armazém da Intecom, obedece ao layout das lojas do Roldão. Dessa forma, o repositor da gôndola tem em um mesmo palete os produtos para repor toda a rua em que se encontra, tornando mais ágil o processo de reposição.  

A eficiência logística faz parte da estratégia do Roldão, que precisa do suprimento contínuo das lojas, que, com mais de 3.000 m², demandam milhares de itens entregues diariamente. A parceria deu muito certo, pois o integrador logístico contribui com o cliente de forma a melhorar a eficiência operacional e a alcançar redução de custos, identificando cada um dos processos da cadeia logística, que necessita de aperfeiçoamentos.

Em: http://revistamundologistica.com.br/portal/noticia.jsp?id=2439 Data: 20/10/2015