Notícias

Voltar
28/04/2015
Intecom diversifica segmento de atuação

Diversificar os segmentos de atuação é a estratégia adotada pela Intecom Logística para sustentar os índices de crescimento em 2015. A empresa mantém um centro de distribuição (CD) às margens da BR-381 em Betim, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e é especializada emintegrar os elos da cadeia de suprimentos por meio de soluções logísticas.
Segundo o gerente comercial, Rodrigo Boniaris, a atuação ainda está bastante focada na indústria automotiva. Contudo, a partir deste ano ela pretende conquistar clientes nas áreas de cosméticos, higiene pessoal, farmácia, artigos esportivos, material escolar e de escritório. “O Estado tem uma forte concentração de empresas de atacado, então faz todo o sentido  oferecer soluções que atendam a todo o mercado”, diz.
Para isso, o CD de Betim deverá ser ampliado em, no mínimo, 5 mil metros quadrados. Entretanto, a expansão pode alcançar até 7 mil metros quadrad o s , c a s o a demanda supere as expectativas inicialmente projetadas. O valor a ser investido não é revelado pela organização. A diversificação das atividades aumenta, naturalmente, a quantidade de funcionários na unidade. Atualmente, a Intecom emprega 70 pessoas em Betim e a expectativa é de que esse número cresça cerca de 50%, ultrapassando 100 funcionários até o final de 2015. “A cada novo contrato fechado é necessário um incremento da mão de obra para adequar as operações”, afirma Boniaris.
Ano passado, a empresa alcançou crescimento de 20% na comparação com 2013 e, comisso, concluiu o período com faturamento de R$ 50 milhões. Neste exercício, a perspectiva é de que a variação positiva da receita atinja 23% no confronto com 2014. Caso a meta se concretize, a Intecom Logística vai concluir 2015 com faturamento de aproximadamente R$ 61,5 milhões.
Para o gerente comercial, os custos comlogística são bastante expressivos para a maior parte das corporações. Por isso,  quando a empresa consegue trabalhar a cadeia como um todo, desde a armazenagem até a distribuição do produto, há maior sinergia e redução das despesas finais, fator pode motivar o surgimento de novas oportunidades para os operadores logísticos. “As palavras chaves deste ano são eficiência e produtividade. Para sobreviver no mercado, será necessário  otimizar recursos e ativos, além de sermos criativos e pensarmos fora da caixa”, avalia. Ele acrescenta que Minas Gerais é responsável,neste momento, por gerar 30% do faturamento anual global da empresa.O maior mercado ainda é representado por São Paulo, onde fica a sede da Intecom, instalada em Barueri.OEstado é responsável por 50% da receita.  O restante está concentrado na Paraíba, onde funciona a terceira filial, localizada em João Pessoa. Conforme Boniaris, o CD  a Paraíba também é estratégico para a empresa neste ano, devido ao crescimento acima da média da região Nordeste. Segundo ele, a organização tem outros planos de investimento para essa filial, mas o valor também é mantido emsigilo. Em  todo o País, a empresa emprega 350 funcionários diretos e outros 70 indiretos.

Data: 28/04/2015                                                                                                                   em http://www.diariodocomercio.com.br/noticia.php?tit=intecom_diversifica_segmento_de_atuacao&id=152915