O aumento das vendas pelo canal e o elevado nível de exigência do consumidor abrem oportunidades para uma operação logística eficiente
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o comércio eletrônico deve gerar em 2020 um volume financeiro de R$ 106 bilhões, representando um crescimento de 18% em relação ao ano passado. Ainda segundo a entidade, o faturamento do e-commerce brasileiro vai ultrapassar a casa dos R$ 100 bilhões pela primeira vez. O tícket médio deverá seguir na faixa de R$ 310 e é estimada uma movimentação de 342 milhões de pedidos, feitos por aproximadamente 68 milhões de consumidores.
Neste contexto, a Intecom Logística, operador logístico com 20 anos de história e expertise em processos eficientes de entrega, está preparada para atender a demanda do e-commerce. “A retomada econômica estimula o crescimento das vendas pela Internet por parte de consumidores que exigem um serviço de entrega pontual e seguro”, afirma José Paulo Pereira, diretor executivo da Intecom Logística.
Pesquisas apontam que clientes que possuem uma experiência de compra satisfatória podem realizar a recomendação da empresa/marca. Pereira listou algumas orientações para que o comércio eletrônico de uma empresa tenha a logística bem planejada.
Três dicas para o e-commerce
1 – Tenha um bom controle de estoque
Um estoque otimizado, com os produtos demandados à disposição, é o primeiro passo para uma entrega pontual. Para o alcance deste cenário, é necessário realizar estudo, planejamento e gestão de estoque, de forma que os produtos não faltem e também não ultrapassem muito os níveis de pedidos. Um ponto de atenção neste sentido é que o estoque elevado gera custos desnecessários para a empresa. Armazéns com reposição de estoque diária podem ser a solução para empresas de comércio eletrônico de grande porte.
2 – Invista em tecnologia de ponta
Por meio de ferramentas tecnológicas de última geração, é possível acompanhar em tempo real a mercadoria, do estoque à entrega ao cliente final. O uso de tecnologias, como a de rastreamento, é essencial para que a empresa seja eficiente e leve tranquilidade ao consumidor, à espera da chegada de sua mercadoria.
3 – Contrate um parceiro estratégico e deixe seu cliente satisfeito
A capacidade de entregar a mercadoria dentro do prazo, ou seja, o nível de serviço, é um dos principais indicadores perseguidos pelo operador logístico e também o ponto essencial para a satisfação do cliente de comércio eletrônico. Para que todas as etapas do processo logístico sejam eficientes, ter um parceiro logístico com a expertise necessária é fator preponderante. Além de promover processos eficazes e estruturar a área logística, esse parceiro possibilita que a empresa foque as atividades em seu core business, como a geração de negócios, a criação de novos produtos, a venda por meio dos canais eletrônicos, a promoção de um bom atendimento ao cliente, etc.
Sobre a Intecom Logística
Fundada em 2001 para atender clientes de todo o Brasil, a Intecom é uma empresa dedicada à excelência na gestão, armazenagem e distribuição de produtos. Com mais de 500 colaboradores diretos e mais de 700 indiretos, realiza, em média, 200 mil entregas e chega a distribuir mais de 100 mil toneladas de cargas anualmente. Em seu portfólio de clientes estão diversas empresas de setores como varejo alimentar, indústria automobilística, e-commerce, fármacos e cosméticos, entre outros.
A Intecom Logística possui capilaridade nacional a partir de seus armazéns localizados nas cidades de João Pessoa (PB), atendendo ao Norte e Nordeste; Betim e a nova unidade em Extrema (MG), atendendo toda a região mineira e parte do Centro Oeste; Barueri e Cajamar (SP), que atendem Sudeste, Sul e parte do Centro Oeste. Com essas unidades, a empresa cobre as necessidades dos clientes de todas as regiões do País.
Mais informações em www.intecomlogistica.com.br
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