O Brasil é o sexto maior mercado mundial em produtos farmacêuticos. Estima-se que em 2016, essa colocação avance duas posições e o País passe a ocupar a quarta colocação no ranking, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão, de acordo com levantamento da IMS Health e da Organização Mundial da Saúde (OMS). De olho neste mercado, a Intecom Logística possui serviços voltados para o atendimento das grandes redes de farmácias, que envolve toda a gestão de estoque e abastecimento.
Com um desempenho também muito positivo, o segmento de cosméticos cresce anualmente cerca de dois dígitos no país. Praticamente imune a crise, estima-se que tenha apresentado crescimento de mais 10% em 2014, segundo a consultoria Nielsen. Cada vez mais mulheres e homens preocupam-se com a beleza, o que deve manter aquecida essa indústria e, consequentemente, os serviços logísticos de distribuição, gestão e abastecimento voltados para o setor.
Estes setores requerem capacitação e experiência do integrador logístico, dada a pulverização e a capilaridade dos pontos de venda, bem como a concentração de faturamento nos últimos dias do mês. Ao focar as atividades de armazenagem, gestão dos estoques, processamento de pedidos e a distribuição de produtos na Intecom, empresas de cosmético e farma podem concentrar seus esforços em seu core business (inovação, produção e vendas).
Com 14 anos de trajetória, a Intecom Logística se especializou no atendimento a empresas de diversos setores, com destaque para os segmentos Farma e Cosmético. Com soluções completas e diferenciadas, a missão da empresa é realizar a gestão de todos os processos e etapas que envolvem a cadeia logística.
Entre os clientes dos segmentos Cosmético e Farma atendidos pelo integrador logístico estão as Farmácias do Walmart em todo o Nordeste, a centenária Baruel (líder no segmento de cuidados com os pés e detentora de produtos distribuídos em mais de 160 mil pontos de vendas em todo o País), e a Cless Cosméticos, referência em qualidade e inovação em produtos de beleza com suas marcas (Care Liss, Essenza, Charming e Lightner) e líder mundial de mercado na categoria de tintura permanente em pó.
A armazenagem e a distribuição de cosméticos são processos que exigem uma gestão qualificada para não implicarem em elevação de custos para as empresas, sendo que quanto maior o tempo de parada do estoque, maior é o custo com capital de giro.
“Estes setores requerem bastante experiência do integrador logístico. Por isso, efetuamos uma gestão próxima e efetiva para atender a cada uma das particularidades, desde o centro de distribuição até o ato da entrega da carga”, afirma Marcelo Florio, diretor comercial e de negócios da Intecom Logística.
Entre os clientes dos dois setores, a Cless Cosméticos contratou a Intecom para a gestão de todo a cadeia logística. A operação é complexa em função dos diversos pontos de venda abastecidos diariamente em nível nacional. Ao concentrar as atividades de armazenagem, gestão dos estoques, processamento de pedidos e a distribuição de produtos na Intecom, a Cless conseguiu concentrar seus esforços em seu core business, o que gerou resultados positivos para a empresa.